Poder Judiciário Estadual inaugura a primeira Galeria de Corregedores-Gerais de Justiça do Estado.


Galeria estará em exposição permanente no antigo Palácio da Justiça (centro de Manaus) e foi projetada para valorizar e preservar a Memória histórica do Poder Judiciário do Amazonas.


O Poder Judiciário Estadual, em uma iniciativa da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM), inaugurou no último dia 1º de Julho a primeira Galeria de Corregedores-Gerais de Justiça do Estado do Amazonas.


Instalada no Museu do Judiciário do Amazonas (antigo Centro Cultural Palácio da Justiça), no Centro de Manaus, a Galeria estará em exposição permanente e foi projetada, sobretudo, para valorizar e preservar a memória histórica do Estado do Amazonas e para destacar, igualmente, a História e trajetória do Poder Judiciário Estadual.


O evento de inauguração foi conduzido pela então corregedora-geral de Justiça do Amazonas que, em discurso durante a solenidade, frisou que a Galeria de Corregedores foi projetada para homenagear pessoas que tiveram a importante e honrosa missão de atuar no controle, na vigilância, supervisão e fiscalização disciplinar dos serviços judiciários e extrajudiciais do Amazonas.


A solenidade de inauguração do espaço contou com a presença da então corregedora-geral de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Caminha Jorge; dos desembargadores ex-corregedores de Justiça do Amazonas: Lafayette Carneiro Vieira Júnior, Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura; além dos desembargadores aposentados, que também exerceram a titularidade da Corregedoria de Justiça: Manuel Neuzimar Pinheiro e Lafayette Carneiro Vieira.


Também prestigiaram a solenidade de inauguração os desembargadores e desembargadoras Carla Maria Santos dos Reis, Maria das Graças Pessoa Figueiredo; Vânia Maria Marques Marinho, Joana dos Santos Meirelles, Onilza Abreu Gerth e Délcio Luís Santos.


Galeria

A Galeria ficará em exposição permanente no 1.º andar do Museu do Judiciário do Amazonas - antigo Centro Cultural Palácio da Justiça - e evidencia, em 52 fotografias, as personalidades que, desde o ano de 1948, exerceram a titularidade da Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas.


Pela importância do resgate histórico da Memória do Poder Judiciário Estadual, a

Galeria dos Corregedores de Justiça incrementa o acervo do Museu do Judiciário do Amazonas, que foi inaugurado em agosto do ano de 2021 e que integra o Cadastro Nacional de Museus (CNM), para produção de conhecimentos e informações sistematizadas sobre o setor museológico brasileiro em toda sua diversidade.

Foto: Chico Batata/TJAM

SETOR DE COMUNICAÇÃO

imprensa.cgj@tjam.jus.br

1 visualização0 comentário