O Servidor Público é agente da cidadania e útil à sociedade.



Nós servidores públicos somos responsáveis pela promoção da cidadania. Ao bem servir à sociedade, nós garantimos o direito dos brasileiros de terem acesso a serviços de qualidade. É uma nobre missão e, por isso, merecemos ser valorizados e devemos cumprir com muito orgulho a função de sermos úteis à sociedade.

Números Pesquisa divulgada pelo IBGE registrou que, no Brasil, até janeiro do ano passado, cerca de 8,7 milhões de pessoas estavam trabalhando como funcionário público estatutário, incluindo militares.


Em âmbito federal, atualmente existem cerca de 560 mil servidores em atividade. No amazonas, o número de funcionários da esfera pública é de aproximadamente 238 mil.


De acordo com projeção divulgada em junho deste ano pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), até 2050 deve haver um crescimento de aproximadamente 17% do contingente de servidores em atividade comparado com os números atuais.


Histórico do Dia

Na data de 28 de outubro comemora-se o Dia do Funcionário Público. A homenagem foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.


Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.


As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.



13 visualizações0 comentário