ESPECIALISTA NA ARTE DE APRECIAR BONS VINHOS E SER FELIZ!

Atualizado: 2 de mai.





Abrimos a seção “Fora do Expediente” apresentando uma pessoa compromissada com o trabalho, ágil para realizar tarefas e muito educada com todos. Ela é sagitariana; no futebol declara simpatia pelo Vasco da Gama; adora música e nunca dispensa churrasco, acompanhado de um bom Malbec, também curte feijoada e frango guisado com batatas, combinados com espumante (Hum! Deu até água na boca!). Acho que você já sabe de quem estou falando, só não sabia de todas essas preferências dela...


1) Quem é você?

Sou KATIUSCIA MOTA DE OLIVEIRA, estou como Chefe de Gabinete da CGJ/AM; uma pessoa comunicativa e ansiosa para resolver questões relacionadas ao trabalho.


2) O que você mais gosta no seu trabalho?

Ter a liberdade de resolver, sem burocracia, algumas situações que antes era quase obrigatória a interposição de procedimento administrativo.


3) E fora do trabalho, quais são as suas paixões?

Fora do trabalho me dedico a estudar sobre vinhos.... Sim, sou sommelier de vinhos, mas atuo apenas como hobby. E, agregado ao vinho, também faço tábuas de frios e mesa posta, tudo com o intuito de harmonizar essas três paixões, para receber bem a família e amigos. Outra paixão é a confraria que participo, a “Vinhos e Elas”, presidida pela chef e sommelier Amanda Gacharna, que sempre reúne as confreiras num descontraído encontro regado a risadas, boas comida e claro, vinhos.


4) Quando você descobriu essas paixões?

Desde o começo da minha maioridade já apreciava um bom vinho, isso influenciado por minha mãe. Com o passar do tempo tive a curiosidade de não apenas degustar, mas saber o que e como faria para melhorar essa experiência. Então em 2019 fiz o primeiro curso de sommelier internacional, pela International Sommelier Guild (ISG); nesse curso pude fazer vários contatos com pessoas que tinham os mesmos interesses, comecei a ler mais sobre enologia e a viajar pelo mundo das vinícolas. Toda essa trajetória tornou-me menos imediatista; alguém que aproveita melhor os pequenos momentos ao lado da família e amigos.


5) Quais conquista você acumula sobre essas paixões?

Nunca concorri a nenhum prêmio, entretanto, mantenho um Instagram, chamado @winecuriosa, onde sou procurada, de modo informal, para dar consultoria, como por exemplo: dicas vínicas e harmonização gastronômica.


6) Que dicas você pode dar para quem tem interesse de crescer nessa área que você adora? o mundo do vinho é encantador e em crescimento. Então, caso queira aprender mais procure escolas sérias, como certificação reconhecida. Vale a pena!


7) Se você pudesse deixar uma mensagem para as pessoas, qual seria?

Viva de modo mais relaxado, sem medo de errar, aproveitando, de verdade, cada segundo do seu tempo. E chame seus amigos para degustar uma boa taça de vinho. Garanto que sua vida mudará drasticamente, para melhor. Tim tim!


------


Curiosidade

Depois desse incentivo para que conheçamos o mundo do vinho, deixo registrada aqui uma curiosidade: sommelier, enólogo e enófilo são algumas das pessoas importantes do universo dos vinhos. Você sabe a diferença dessas nomenclaturas?


- Sommelier – eram os provadores de vinhos da realeza. Nos dias de hoje diz-se dos especialistas em bebidas, aptos a elaborar cartas de vinho e recomendar harmonizações com base no cardápio.


- Enólogo - é um estudioso, um cientista dos vinhos.


- Enófilo - apreciador do vinho, como entretenimento.



68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo