Eleições 2022 – informações úteis ao eleitor


No próximo domingo, dia 02 de outubro, mais de 2,6 milhões de cidadãos que vivem no Amazonas poderão ir às urnas para escolher os próximos ocupantes dos cargos de deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República (esta será a ordem nas urnas). Por isso, o setor de Comunicação Social da Corregedoria Geral de Justiça preparou um compilado de informações que podem ser úteis para os eleitores do estado.


Horário de votação:

A eleição deste ano tem uma novidade. Em todo o país, será seguido o horário de Brasília – das 08h às 17h. Por causa do fuso horário, eleitores do Amazonas vão às urnas mais cedo:

- Das 07h às 16h em Manaus e outros 50 municípios do estado;

- Das 06h às 15h nas seguintes cidades: Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Tabatinga, São Paulo de Olivença e Jutaí.

Documentos Necessários:

Caso você não esteja com o Título de Eleitor físico em mãos ou em versão digital no smartphone (e-Título) você poderá apresentar ao mesário um documento original com foto (RG, Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte).


Leve uma colinha. Este ano o eleitorado vai votar em cinco candidatos diferentes, o que pode gerar uma confusão na hora da digitação dos números na urna eletrônica. Leve o número dos seus candidatos anotado em um papel e observe a ordem de votação: 1. Deputado Federal – (quatro dígitos) 2. Deputado Estadual – (cinco dígitos) 3. Senador – (três dígitos) 4. Governador – (dois dígitos) 5. Presidente da República – (dois dígitos)

ATENÇÃO: o eleitor não pode levar o celular para a cabine de votação, nem qualquer outro equipamento eletrônico. Mesários indicarão o local apropriado para deixar os objetos.


O uso de máscaras de proteção facial não será obrigatório. Mas os eleitores serão orientados a higienizar as mãos com álcool em gel.

Canais de comunicação com o TRE/AM - Disque Informação ao Eleitor: (92) 3632-4448 - Cartórios Eleitorais: Clique aqui - Formulário on-line para manifestações ( formulário ) - Balcão Virtual - E-mail: ouvidoria@tre-am.jus.br - Fone/fax: (92) 3632-4499/ 0800 096 0004

26 visualizações0 comentário