top of page

08 de março - Dia Internacional da Mulher



Oito de março, dia de celebrar as Mulheres e tudo o que elas representam para o desenvolvimento da sociedade. Mães, esposas, médicas, pilotos, astronautas, executivas, magistradas, jornalistas, administradoras, cientistas, funcionárias públicas, motoristas, escritoras, professoras (...) onde quer que estejam, recebam os cumprimentos da Corregedoria Geral de Justiça do Amazonas (CGJAM) e o carinho de todos que a compõe, pela trajetória de lutas e também de conquistas. Que venham mais realizações... E para nos inspirar, compilamos algumas histórias de mulheres que mudaram o mundo.

Marie Curie (1867 - 1934)

Revolucionou o estudo sobre radioatividade; descobriu dois elementos da tabela periódica: polônio e rádio. Também foi a primeira professora admitida pela Universidade de Paris; a primeira pessoa a ganhar duas vezes o cobiçado Prêmio Nobel; e a primeira mulher a ser enterrada no Panteão de Paris.



Cora Coralina (1889 - 1995)

Seu verdadeiro nome era Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, foi uma poetisa e contista. Cora Coralina é uma das principais escritoras brasileiras e um verdadeiro exemplo. Publicou seu primeiro livro aos 76 anos de idade.

Amelia Earhart (1897 - 1937)

Considerada um grande símbolo da aviação mundial; também foi a primeira mulher a receber a “Cruz do Voo Distinto”, uma condecoração militar atribuída a atos heroicos. Ela obteve essa conquista após sobrevoar o Oceano Atlântico sozinha. Escreveu alguns livros sobre suas experiências na aviação que posteriormente se tornaram essenciais na formação de mulheres que sonham em pilotar.

Princesa Isabel(1846 – 1921)

A última princesa imperial do Brasil e regente do Império por três ocasiões. Foi a terceira Chefe de Estado brasileira, após sua avó Leopoldina e sua trisavó Dona Maria I, e aboliu a escravidão no Brasil ao assinar a Lei Áurea.

Helena Kolody (1912 – 2004)

Helena se tornou uma das poetisas mais importantes do Paraná. Ela praticava principalmente o haicai, que é uma forma poética de origem japonesa, cuja característica é a concisão, ou seja, a arte de dizer o máximo com o mínimo. Foi a primeira mulher a publicar haicais no Brasil, em 1941.

Rosa Parks (1913 - 2005)

Um símbolo na luta contra a segregação racial. Conhecida por ser pivô do boicote ao ônibus de Montgomery, ela foi presa após se negar a ceder seu assento para um homem branco. Na década de 1950, muitas cidades norte-americanas mantinham uma lei que dividia os assentos entre brancos e afrodescendentes.

Valentina Tereshkova (1937)

Primeira mulher astronauta que foi ao espaço – em 1963, com a nave Vostok VI. Recebeu duas das maiores condecorações nacionais, o Herói da União Soviética e a Ordem de Lenin. Considerada um exímia paraquedista.

Malala Yousafzai (1997)

Apessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel — tendo apenas 17 anos na época. Com 11 anos de idade ela já escrevia relatos sobre a ocupação Talibã; aos 15 anos, levou três tiros na cabeça por causa de suas ações em incentivo ao direito das mulheres à educação. Malala segue defendendo o direito ao estudo.

Maria da Penha (1945)

A famosa Lei Maria da Penha, que defende mulheres vítimas de violência doméstica no Brasil, existe por causa da luta de uma brasileira de mesmo nome. Depois de quase ser assassinada, em duas tentativas de seu ex-marido, Maria da Penha lutou por quase 20 anos (de 1983 a 2001) para que o agressor e o estado fossem punidos.


Feliz Dia Internacional da Mulher.



5 visualizações0 comentário
bottom of page